Professores


Conheça também os profissionais que trabalham com Zouk do Ceará.

*
 Se você é professor(a) e deseja ter seu trabalho divulgado em nosso Blog, entre em contato com a equipe do CE Zouk



Julio César Baltazar


Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará, 27 anos, Júlio é dançarino desde 2009 e logo começou a trabalhar como professor de dança de salão.

É um dos criadores e organizador do ENADA (Encontro de Aprendizes de Dança), foi um dos organizadores dos Flashmob de Dança e Flashmob de Zouk de Fortaleza, atuou como monitor do NUDAL - Núcleo de Danças e Lutas da UECe, ministrou oficina de dança de salão na Semana Universitária 2010 da UECe, foi professor de projetos de dança de salão e qualidade de vida em órgãos como Secretaria da Fazenda (SEFAZ), o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), dançaterapia no ADOC, trabalhando com jovens e adultos portadores de deficiência física e mental, professor de dança de salão da Cia de Jazz Arte & Movimento e do curso livre de Dança de Salão no Colégio 7 de Setembro. Já participou também de programas de TV locais sobre dança de salão e sobre Zouk.

Já fez apresentações nos festivais da Academia Arte & Movimento nos anos de 2010 e 2011, e no Congresso Sambasim em 2011. Além de dança de salão, trabalhou também com números de clown (palhaço mudo, direcionado para dança e teatro), com espetáculos em festivais, como o Festival das Flores de Pacoti em  2011.

Na dança de salão, teve como mestres os professores Diego Borges, Bel Miranda, Felipe Brasileiro, Éder Soares, Júnior Santos, Robson Rodrigues e Roberta Rosas. Participou do Curso de Formação de Instrutores ministrado por Robson Rodrigues em abril de 2010, fazendo parte de sua equipe desde então. Especificamente no Zouk, foi aluno de Cléber Filho, Aline Delmiro e Ruana Vasques. Participou de oficinas com Renato Veronezi, Raphael Biazzi, Gabriel Papagaio, Rodrigo Delano e do 4º Congresso Internacional de Zouk, com professores nacionais e internacionais.

Desenvolve atualmente trabalhos e pesquisas de clown, dança-teatro e de novos conceitos e abordagens da dança de salão. Junto com Ruana Vasques, é o organizador do portal C É Zouk?, o maior portal de zouk do nordeste, fazendo coberturas e promovendo eventos de zouk em Fortaleza e outros estados, como os workshops com Raphael Biazzi e Jacqueline Colares, Gabriel Papagaio e com Rodrigo Delano, o primeiro flashmob de Zouk de Fortaleza, além de festas e bailes de dança de salão.

Hoje é professor de dança de salão e zouk da Academia Arte & Movimento e ministra aulas particulares.

Contato:
julio_8500@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/julio.c.baltazar
+55 85 8764-6524









Ruana Vasques


Ruana Moraes Vasques baila desde criança. Cedo já participava de atividades relacionadas à dança, dentre outras que envolvem a utilização do corpo como instrumento de expressão e lazer. Nascida em Fortaleza, capital do Ceará, trabalha atualmente como professora e dançarina e se encontra concluindo o curso de Bacharelado em Educação Física na Universidade Federal deste Estado.

Eterna estudiosa e divulgadora da Dança a Dois, deu seus primeiros passos para o profissionalismo quando conheceu a dança de salão aos 15 anos através do forró, ritmo de maior popularidade no Ceará e pouco conhecido como uma modalidade formal de dança para casais. Têm em sua formação, cursos de dança do ventre, de jazz, de ballet e ginástica artística, além do aprofundamento em dança de salão.

Ainda em 2006, sedimentou seu enlace com a dança, iniciando seus primeiros trabalhos na Academia do Professor Tonny Palhano, onde permaneceu até 2009. Desde então, participou de reportagens e programas na televisão e em mídias impressas locais. Disputou competições de dança regionais e nacionais, como o World Salsa Open – Etapas Nordeste 2007 e 2008, nas quais obteve 3º e 2º lugar, respectivamente. Em 2008, na etapa nacional do mesmo campeonato, terminou em 7º lugar.

Apaixonada pelo Zouk Brasileiro, dança a dois originária da lambada, desde 2008, Ruana dedica-se exclusivamente ao estudo e divulgação desta dança em Fortaleza. Foi uma das idealizadoras do Projeto Zouk Móvel Fortaleza, esteve na organização do 1º Encontro de Zouk realizado nesta capital, chamado Zouk Total, o qual foi capitaneado por J-Chaves. Esteve à frente do 1º Flash Mob de Zouk realizado nesta cidade, em 2011.

Em 2010, criou o “C É Zouk?”, equipe com o objetivo de apoiar, divulgar e promover esta dança em Fortaleza, esforço realizado através de aulas, festas, eventos e workshops, atividades sempre destacadas no blog www.cezouk.blogspot.com, que é o maior portal de Zouk do Nordeste.

Em 2012, promoveu, juntamente com a equipe do "C É Zouk?", o Fortaleza Soul+Zouk Festival, reunindo na capital cearense profissionais e entusiastas do Zouk brasileiro e consolidando esta dança como ritmo crescente na cultura deste Estado.

É a responsável pela inclusão do Grupo de Estudos de Zouk Brasileiro na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou aulas gratuitas para estudantes desta instituição por um ano e meio. Atualmente, passou o comando para o Professor Julio Baltazar.

Como professora e dançarina, ministrou aulas e fez apresentações em festivais, workshops e congressos nacionais e internacionais por todo o Brasil (PE, BA, MT, DF, SP, RS, SC, MG, PI, RN, RJ e CE), sempre em parceria com diversos professores, como: Rick Torri, Rodrigo Delano, Val Clemente, Renato Veronezi, K-yo Victor, China, Jack, Mafie Zouker, Rafha Biazzi, Victor França, Gabriel Papagaio, Demetrius Gonçalvez, Jemerson Silva, Adílio Porto, Abdias Souto, dentre outros.

Estudiosa da mecânica corporal aplicada à dança, é uma das poucas professoras capazes de ministrar aulas sozinhas. Primando pela qualidade técnica aliada ao prazer de dançar, detém vasto conhecimento sobre os movimentos de dama e cavalheiro, o que a torna uma profissional completa e eficiente.

Dentro de sua pesquisa, vem realizando um estudo específico sobre consciência corporal para damas. Ciente da importância da plástica do movimento feminino na dança a dois e conhecedora da necessidade de uma sensibilidade apurada por parte da dama no momento de se entregar à condução do cavalheiro, objetiva com este estudo desenvolver a graciosidade necessária à apresentação do Zouk, trabalhando a beleza e sensualidade presentes na personalidade de cada mulher e ensinando como aplicar essas qualidades na execução da dança.

Essa dedicação e esforço na divulgação e desenvolvimento da dança no Ceará, bem como todo o conhecimento e técnica demonstrados em cada aula, evento ou apresentação fazem com que Ruana seja considerada o grande nome do Zouk nesse Estado.

Atualmente, vem se destacando também no cenário do Zouk nacional e internacional por sua forma única de dançar e por sua adaptabilidade como dama. Mesclando personalidade, sensualidade, sensibilidade e técnica, Ruana se adequa a qualquer estilo ou música, emprestando a estes sua beleza e graciosidade e entregando à dança um talento que desde o berço está gravado na alma.

(Escrito por Marden Bandeira)
.


Contato:
ruanavasquesoficial@gmail.com
Twitter: @ruanavasques
Fan page no Facebook: /ruanavasquesoficial
+55 21 8314-7103







Saulo Dias

Professor, dançarino e coreografo, é aluno graduando do curso de licenciatura plena em Educação Física (UECE),estudioso e amante da dança, iniciou na dança de salão em 2009 no projeto NUDAL.


Passou a trabalhar com dança no final de 2010, onde passou a aprofundar seus estudos com a dança de salão.
Entrou na academia de dança Arte e Movimento, onde trabalhou como instrutor durante parte do ano de 2011.

Participou de festivais como Festival de Dança da UECE, Mostra de Dança Marista, Sun City 2012, FENDAFOR 2012, Festival Arte e Movimento, Mostra de dança Coração Salsero como dançarino e coreógrafo também.
Participou, como professor, do evento Bachta Day, evento mundial de bachata.
Trabalhou no réveillon do Marina Park Hotel como dançarino e coreografo em parceria da Cia Clayson Viana.
Em janeiro/ 2012 começou parceria com Izabel Sousa, onde passou a estudar a fundos os ritmos salsa, bachata e ZOUK.

Fez cursos com os professores: Renato Veronezzi, Diego Borges, Mafie Zouker, Diego Maia, Rafael Barros e Carine Moraes.

Hoje é professor, organizador do projeto Núcleo de Danças e Lutas, projeto realizado na Universidade Estadual do Ceará ; professor do projeto Qualidade de Vida  da Secretaria de Saúde, , atuando nos hospitais Albert Sabin, do Coração e Cesar Cals; professor das academias Corpo Vip, e P3.
Membro da Cia de dança Tiago Souza, continua estudando a fundo a dança de forma geral.

Contato:
(85) 87754163 / (85) 99656503










Diego Lehder

Iniciado na dança de salão em 2007 com o professor Tonny Palhano, recebeu o certificado de instrutor de dança de salão no fim do mesmo ano, ingressando também na Companhia de Dança Tonny Palhano, auxiliando e ministrando aulas, onde permaneceu até 2009.

Participou de diversos cursos, workshops e congressos, passando a se especializar no ritmo Zouk, tendo aula com os melhores professores do ritmo no Brasil e no mundo.

Atualmente é professor do projeto Don danilo e do dançar é lazer, ministra aula de dança de salão, workshops, apresentações e aulas particulares.

Contato:
diegolehder@msn.com