quinta-feira, 7 de abril de 2011

Zouk News - Capacitação da ASPRODANSA

Dia 27 de março ocorreu no clube Kukukaya, em Fortaleza, a capacitação em Zouk promovida pela ASPRODANSA-CE (Associação dos Profissionais de Dança de Salão do Ceará).

A capacitação consistiu de oficinas teóricas e práticas ministradas pelos maiores profissionais de Zouk do Estado.

Abdias Souto foi responsável pela a história do surgimento da dança, falando sobre como a música chegou ao Brasil e as danças que serviram de base para o Zouk Brasileiro. Cleber Filho deu uma aula sobre teoria musical e de como dançar com musicalidade, enquanto o casal  Gilliano de Oliveira e Laudiana Gomes passaram de forma prática e teórica pela iniciação ao Zouk a aplicação de conceitos de musicalidade na dança.

No período da tarde, Ruana Vasques falou sobre a história da evolução dos estilos de Zouk na atualidade, seguido de um debate sobre o o contexto atual do Zouk e da dança de salão em geral. Ruana também fez uma prática sobre contato e consciência corporal no Zouk, com ênfase na prevenção de lesões e na adaptação de novos adeptos aos movimentos. Pra finalizar, Cleber Filho e Aline Delmiro finalizaram com uma aula sobre movimentações, ensinando uma sequência de passos.

Para todos aqueles que estiveram presentes, o eventos foi bastante proveitoso no que diz respeito a conceitos práticos da dança e da música, assim como as informações de contexto histórico e atualidade, que é um ponto tão necessário quanto a dança em si, mas nem sempre abordado. O debate também deu importantes pontos de vista sobre assuntos como o panorama atual do Zouk em Fortaleza, mercado de trabalho e o desenvolvimento tanto do Zouk quanto da dança de salão em geral.

Em breve, o C É Zouk? trará para vocês fotos e vídeos deste evento.

Continuem acompanhando nosso blog, e para mais informações sobre próximas capacitações ou outras ações de dança no Ceará, visitem o blog da ASPRODANSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário